Visitantes

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Educação Escolar Indígena: As Práticas Pedagógicas no Território Indígena, Intercultural, Bilíngüe e Diferenciada

Maria das Graças Costa Silva[i]
Centro de Formação Intercultural Indígena – CEFI
 Secretaria de Estado de Educação - SEE
Elcio Severino da Silva Manchineri[ii]
Centro de Formação Intercultural Indígena – CEFI
Coordenação das Organizações da Amazônia Brasileira - COIAB
RESUMO
A apresentação deste trabalho, pretende mapear a história da Educação Escolar Indígena, Bilingüe, Intercultural e Diferenciada da Comunidade Indígena Manchineri da Aldeia Santa Rosa, Terra Indígena Manchineri do Guanabara Rio Iaco e da Comunidade Indígena Shanenawa da Aldeia Morada Nova, Terra Indígena, Katukina/Kaxinawa. A pesquisa terá um caráter etnográfico, visando compreender as práticas pedagógicas utilizadas pelos Professores em seus territórios no fortalecimiento de suas culturas e identidades e no desenvolvimento sócio-cultural. O projeto analisará as Práticas Pedagógicas que são utilizadas pelos Professores indígenas, como ferramenta de intensificação da cultura tradicional, e apropriação de conhecimentos da ciência ocidental que possibilitem auxilia-los no desenvolvimento sociocultural de suas comunidades e Povos Indígenas em seus territórios no Estado do Acre. Analisará a Educação Escolar Indígena, observando os paradguima que fundamentaram a Educação, que ao longo do processo histórico de formação da sociedade, convergiram em interesses de manutenção da orden social e em caso especifico dos Povos Indígenas do Brasil, a Educação Escolar atuava no sentido de integração do Indígena a sociedade nacional. 

Cultura – Identidade e Sustentabilidade



[i] Professora, formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, Coordenadora Executiva do Centro de Formação Intercultural Indígena e Mestranda do Curso de Desenvolvimento Sustentável: Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Indígenas da Universidade de Brasília.

[ii] Representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB na Comissão Nacional de Política Indigenista – CNPI, representando o Estado do Acre e Assessor no Escritório da Representação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB em Brasília – DF.
Representante da Comissão Nacional de Política Indigenista – CNPI no Grupo de Trabalho Interministerial – GTI, composto por representantes dos Ministérios da Justiça - MJ, Ministério do Meio Ambiente – MMA e organizações indígenas. O referido grupo teve como objetivo construir uma minuta de Decreto sobre a Política Nacional de Gestão Ambiental e Território de Terras Indígenas – PNGATI.